O novo tanque russo Armata será apresentado no exterior em breve, segundo informou à Sputnik a empresa estatal russa de exportação de armas Rosoboronexport.
"O tanque T-14 Armata obteve licença de publicidade e, em breve, vocês verão sua estreia no exterior", afirmou a Rosoboronexport.
Anteriormente, o diretor-executivo da Rosoboronexport, Aleksandr Mikheev, revelou a realização de reuniões com parceiros estrangeiros sobre venda dos novos tanques russos.
No âmbito da exposição e conferência internacional de defesa IDEX-2021 em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, participarão empresas russas da indústria de defesa, inclusive o fabricante do Armata, o consórcio Uralvagonzavod.
A assessoria de imprensa do Rosoboronexport relembrou que em 2020 a nova plataforma de combate Bumerang também ganhou permissão para saída ao mercado externo.
O T-14 é o único tanque no mundo de terceira geração do pós-guerra. O tanque Armata é dedicado a combate direito de inimigo, apoio à ofensiva de infantaria mecanizada e destruição de alvos inimigos tanto escondidos como em terreno aberto.
O tanque possui um cano de alma lisa de 125 mm 2ª82-1M e até 40 munições de uso variado, metralhadoras e miras panorâmicas para disparar em marcha.