Na lista das novas armas estão incluídos o novíssimo sistema de artilharia antiaérea Derivatsiya-PVO e o sistema de propulsão independente do ar (AIP, na sigla em inglês) para submarinos, informou assessoria de imprensa da Rosoboronexport à Sputnik.
"Em cinco a sete anos, a Rosoboronexport planeja levar para o mercado internacional de armas cerca de 50 novos modelos de armas e equipamentos militares modernos, em particular, sistemas de artilharia antiaérea Derivatsiya- PVO 2S38, complexos a laser desenvolvidos para combater veículos aéreos não tripulados, AIP com reforma catalítica de diesel e gerador eletroquímico", aponta estatal russa.
Segundo os desenvolvedores, os sistemas de artilharia Derivatsiya-PVO de 57 milímetros de calibre não vão ter análogos no mundo. Será capaz de atingir alvos aéreos ao mesmo tempo que protegem suas tropas de ataques vindos do ar e participar de operações terrestres como uma unidade de armamento de apoio.
Já a principal vantagem do sistema de propulsão independente do ar é proporcionar aumento da furtividade do submersível.
Com este equipamento, o submarino se torna capaz de permanecer debaixo d'água por várias semanas sem necessidade de emergir para recarregar as baterias.