George Shultz, secretário de Estado de Ronald Reagan, morre aos 100 anos

Secretário de Estado de Ronald Reagan, George P. Shultz foi responsável na maior parte da década de 1980 pelas relações diplomáticas dos EUA durante a Guerra Fria.
Sputnik

George P. Shultz morreu no sábado (6) em sua casa, no campus da Universidade de Stanford, escreve o jornal The Guardian.

Shultz ocupou cargos importantes ao longo de três administrações republicanas em sua longa carreira no serviço público. Ele foi secretário do Trabalho e secretário do Tesouro do presidente Richard Nixon. Depois disso, passou mais de seis anos como secretário de Estado.

Como principal diplomata da nação, Shultz negociou o primeiro tratado para reduzir o tamanho dos arsenais nucleares terrestres durante a Guerra Fria. O acordo de 1987 foi uma tentativa histórica de começar a reverter a corrida armamentista nuclear.

Em 1989, Shultz foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior homenagem civil do país.

George Shultz, secretário de Estado de Ronald Reagan, morre aos 100 anos

Veterano de guerra, o ex-diplomata nasceu em 13 de dezembro de 1920 na cidade de Nova York e foi criado em Nova Jersey. Ele estudou economia e relações públicas e internacionais na Universidade de Princeton. Ele então se juntou ao Corpo de Fuzileiros Navais e ascendeu ao posto de capitão como oficial de artilharia durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele era casado com Helena "Obie" O’Brien, uma enfermeira do Exército que conheceu durante a Segunda Guerra Mundial. Eles tiveram cinco filhos juntos. Dois anos após a morte dela, em 1997, ele se casou com Charlotte Maillard, chefe do protocolo de São Francisco.

Comentar