George P. Shultz morreu no sábado (6) em sua casa, no campus da Universidade de Stanford, escreve o jornal The Guardian.
Shultz ocupou cargos importantes ao longo de três administrações republicanas em sua longa carreira no serviço público. Ele foi secretário do Trabalho e secretário do Tesouro do presidente Richard Nixon. Depois disso, passou mais de seis anos como secretário de Estado.
Como principal diplomata da nação, Shultz negociou o primeiro tratado para reduzir o tamanho dos arsenais nucleares terrestres durante a Guerra Fria. O acordo de 1987 foi uma tentativa histórica de começar a reverter a corrida armamentista nuclear.
Em 1989, Shultz foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior homenagem civil do país.
Veterano de guerra, o ex-diplomata nasceu em 13 de dezembro de 1920 na cidade de Nova York e foi criado em Nova Jersey. Ele estudou economia e relações públicas e internacionais na Universidade de Princeton. Ele então se juntou ao Corpo de Fuzileiros Navais e ascendeu ao posto de capitão como oficial de artilharia durante a Segunda Guerra Mundial.
Ele era casado com Helena "Obie" O’Brien, uma enfermeira do Exército que conheceu durante a Segunda Guerra Mundial. Eles tiveram cinco filhos juntos. Dois anos após a morte dela, em 1997, ele se casou com Charlotte Maillard, chefe do protocolo de São Francisco.