Nesta segunda-feira (8), a Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) assinou um acordo de US$ 41 milhões (R$ 220 milhões) com a empresa LIG Nex1 Co.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, citando a DAPA, o acordo com a empresa aeroespacial sul-coreana prevê um projeto de desenvolvimento de quatro anos, com previsão de ser implantado em 2027.
"Quando o radar for implantado, será possível realizar um monitoramento mais completo da KADIZ. Este também deve contribuir para revitalizar a indústria de defesa doméstica, substituindo os radares estrangeiros", informou a DAPA.
O radar será capaz de monitorar e identificar aeronaves dentro da zona de identificação de defesa aérea sul-coreana (KADIZ, na sigla em inglês), enviando informações ao Controle Central da Força Aérea e ao Centro de Informação para Operações de Defesa.
A Coreia do Sul vem reforçando suas capacidades militares, tendo recentemente apresentado um protótipo de caça, anunciado o desenvolvimento de um novo posto de comando blindado, para além da compra de helicópteros Seahawk e de sistemas de defesa norte-americanos Patriot. O país tem igualmente aumentado seus gastos com a defesa.