Parlamentar mais velho do Senado brasileiro, José Targino Maranhão morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos.
Maranhão foi internado no dia 29 de novembro, durante o segundo turno das eleições municipais no Brasil. Segundo o portal G1, após a votação, ele se sentiu mal, fez os exames e testou positivo para o novo coronavírus.
Inicialmente, o senador foi internado em um hospital particular de João Pessoa, mas foi transferido dias depois para São Paulo, onde ficou internado na UTI do hospital Vila Nova Star.
Segundo a assessoria de Maranhão, que era presidente do MDB na Paraíba, seu corpo será levado para sua terra natal, Araruna, no interior do estado, onde será enterrado.
Luto e sessão cancelada
Recém eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco decretou luto oficial de 24 horas. Com isso, foi cancelada a sessão deliberativa prevista para esta terça-feira (9).
José Maranhão foi eleito para o segundo mandato no Senado em 2014. Ele já havia sido senador, governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado Constituinte, deputado federal e deputado estadual.
O senador teve os direitos políticos cassados pelo regime militar, mas voltou à atividade parlamentar com a redemocratização do Brasil.