"Esta moeda se junta a apenas onze moedas como esta [provenientes] de lugares conhecidos na coleção do Departamento de Tesouro Nacional. Todas as moedas foram encontradas no norte de Israel [...]", afirmou o dr. Donald Tzvi Ariel, chefe do Departamento de Numismática da Autoridade de Antiguidades de Israel, citado pelo jornal The Times of Israel.
A moeda (158-159 d.C.) mostrada aqui foi recentemente encontrada em Israel. Um dos lados mostra o imperador romano Antonino Pio com barba. No reverso, há o deus sírio da Lua Men com a legenda, "das pessoas de Geva Philippi", marcando o ano em que aos cidadãos foi concedida autonomia governativa.
Em um dos lados da moeda, datada de 158-159 d.C., é possível observar a cabeça do imperador romano Antonino Pio, enquanto o outro lado mostra o deus sírio da Lua e a inscrição "das pessoas de Geva Philippi".
Com isso, os especialistas afirmam que a moeda foi cunhada em Geva e descoberta no norte de Israel.
"A moeda encontrada é uma das moedas municipais cunhadas na cidade de Geva Philippi, também conhecida como Geva Parashim. No período romano, as cidades receberam o direito de cunhar suas próprias moedas", afirmou Avner Ecker, professor de arqueologia clássica da Universidade Bar-Ilan.
Para Nir Distelfeld, inspetor da unidade de prevenção do roubo do Distrito Norte da Autoridade de Antiguidades, "a moeda provavelmente foi perdida [...] em um dos caminhos que atravessam esta área".
Agora, a moeda será enviada para o Departamento de Tesouros Nacionais para que mais informações sejam obtidas, bem como outras evidências do passado.