O porta-voz do Serviço Naval Investigativo Criminal, Jeff Houston, confirmou o início de uma investigação sobre o desaparecimento dos explosivos. Contudo, ele não forneceu qualquer detalhe como, por exemplo, que tipo de explosivos havia desaparecido ou quando o incidente ocorreu, devido ao processo investigativo.
Contudo, fontes disseram à ABC 10News San Diego que a carga era formada por aproximadamente 4,5 quilos de C-4, e que o comandante da unidade que perdeu os explosivos enviou uma mensagem interna prometendo uma recompensa por informações que ajudem a os encontrar.
As autoridades locais também foram informadas sobre o incidente, embora o apoio policial não tenha sido solicitado até o momento.
De acordo com informações, os explosivos desapareceram durante os exercícios iniciados no dia 15 de janeiro na base dos Fuzileiros Navais.
O Corpo de Fuzileiros Navais afirmou que os treinamentos são "designados para preparar a Força-Tarefa Ar-Terra dos Fuzileiros para operações em torno do mundo, elevando suas capacidades para operar e conduzir operações de combate defensivo e ofensivo".
Meio quilo desse explosivo moldável tem potência suficiente para matar várias pessoas ou destruir um veículo e 4,5 quilos podem explodir o telhado de uma casa ou causar danos significativos em outras estruturas, destruir um avião ou descarrilhar um trem.
Os explosivos podem ser usados em bombas, granadas e minas e são amplamente empregados pelos militares dos EUA.