Rússia completa teste de 1º drone interceptador autônomo

O consórcio russo Almaz-Antey, em conjunto com outras corporações, conclui os testes da versão modernizada do drone interceptador Volk-18.
Sputnik

O novo drone é capaz de localizar e abater drones inimigos em regime totalmente autônomo, informa a empresa.

Hoje, os drones representam uma grande ameaça, em especial os minidrones ou quadricópteros comuns equipados com explosivos, e por isso, requerem meios especiais de interceptação.

"Os testes de voo da versão modernizada do Volk-18, incluindo a eliminação real de drones-alvo, foram concluídos com êxito. O drone foi consideravelmente melhorado. Planejamos efetuar os testes finais de Estado neste ano", afirmou o representante da empresa.

O Volk-18 recebeu um novo sistema de localização óptica, com maior alcance de detecção de alvos aéreos, bem como um sistema de controle modificado, que permite que o equipamento seja utilizado de forma totalmente autônoma.

"Agora, o operador apenas confirma a decisão sobre o ataque contra o drone inimigo. O Volk-18 realiza o rastreamento, reconhecimento e a seleção de alvos, bem como as manobras e aniquilação dos drones de maneira totalmente autônoma [...]", afirmou.

O Volk-18 é um quadricóptero de alta velocidade e manobrabilidade, com peso de decolagem de até seis quilos, medindo 60 por 60 centímetros. Sua autonomia é de 30 minutos.

Ele conta com três dispositivos que disparam redes contra os drones inimigos, resultando na perda da capacidade de voo e consequentemente, na sua queda.

Comentar