O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, realizou uma conversa por telefone com o novo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, nesta quinta-feira (11).
De acordo com o Itamaraty, os chefes das diplomacias dos dois países tiveram uma "excelente conversa". A diplomacia brasileira destacou que ambos confirmaram o compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, "ancoradas nos valores compartilhados entre essas duas grandes democracias".
"Identificaram ampla agenda de ação conjunta Brasil-EUA em temas comerciais e de investimentos, na defesa e promoção da democracia, na questão do clima e meio ambiente, em direitos humanos e no enfrentamento da Covid, entre outros", acrescentou o Itamaraty.
O ministro das Relações Exteriores, por sua vez, afirmou que teve "longa e produtiva conversa" com o secretário de Estado Antony Blinken, destacando que foi uma "agenda 100% positiva".
"Encontramos convergência de visões sobre a centralidade da democracia e grande empenho em trabalhar juntos nas questões do comércio, do clima e promoção dos direitos humanos. EUA seguem sendo parceiros-chave na transformação do Brasil em torno da liberdade econômica e política", acrescentou.