Biden determina fim da emergência nacional na fronteira dos EUA com o México

A emergência nacional foi declarada pelo ex-presidente Donald Trump, em 2019, para alocar fundos para a construção de um muro na fronteira sul dos Estados Unidos, que foi uma das principais promessas do republicano durante a campanha nas eleições de 2016.
Sputnik

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, determinou o fim da emergência nacional na fronteira EUA-México. Em carta aos presidentes da Câmara e do Senado norte-americano, publicada no site oficial da Casa Branca, Biden afirmou que a situação era "injustificada".

"Afirmo ao Congresso que a emergência nacional declarada pela Proclamação 9844, e que foi prorrogada em 13 de fevereiro de 2020 e em 15 de janeiro de 2021, está encerrada e que as autoridades presentes nesta proclamação não serão mais convocadas para construir um muro na fronteira sul", diz a carta.

Seu antecessor, Donald Trump, declarou a emergência nacional na fronteira sul, em 2019, para alocar fundos para a construção de um muro na fronteira. Poucos dias antes de deixar a Casa Branca, o republicano prolongou o estado de emergência até 2022.

Biden determina fim da emergência nacional na fronteira dos EUA com o México

Logo em seu primeiro dia na presidência, Biden assinou ordens executivas para encerrar a construção do muro na fronteira EUA-México e anular a chamada "proibição de viagens muçulmanas".

Construir um muro na fronteira EUA-México foi uma das principais promessas de campanha de Trump. O republicano disse, reiteradamente, que o muro ajudaria a conter a imigração ilegal e o tráfico de pessoas e de drogas. O ex-presidente havia garantido que o México financiaria o projeto, o que não ocorreu.

Comentar