A informação foi dada pelo porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, o tenente-coronel Chris Mitchell.
"Há cerca de 3.600 pessoas apoiando essa missão, e esse número estará lá até o final do ano fiscal", disse Mitchell em um comunicado nesta sexta-feira (12).
As tropas fornecerão apoio logístico ao Departamento de Segurança Interna, Alfândega e Proteção de Fronteiras norte-americanas enquanto trabalham para proteger a fronteira sul dos EUA. O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, disse a repórteres que as tropas norte-americanas permanecem na fronteira porque sua implantação foi financiada durante a administração anterior.
Na quinta-feira (11), a Casa Branca disse que o presidente norte-americano Joe Biden informou ao Congresso dos EUA que encerrou a emergência nacional declarada pelo governo do ex-presidente Donald Trump na fronteira sul do país.
Trump teve a imigração como uma de suas principais pautas políticas e chegou a paralisar o governo em meio a esforços para financiar a construção de um muro na fronteira com o México.
Entre outubro de 2020 e janeiro deste ano, mais de 70 mil imigrantes ilegais foram detidos na fronteira dos EUA com o México. O número de imigrantes ilegais detidos na região está aumentando desde abril do ano passado. A última vez que o número de detenções atingiu um pico foi em maio de 2019, com 144.116 pessoas detidas.