"Iniciar preparação 1", a mensagem tem uma parte imperceptível que contém coordenadas dos alvos, bem como um conjunto de números e símbolos, segundo o jornal.
Após o recebimento da mensagem, a contagem na cabine do sistema é iniciada e o código recebido é introduzido no computador de bordo.
"A seguir, o comandante pressiona o botão 'Regime', e em seguida a máquina atua automaticamente: gira os mísseis giroscópios, libera o suporte, rompe o teto, ergue o míssil e assim por diante", segundo os militares.
O processo de lançamento leva oito minutos, podendo o comandante abortar o lançamento no exato sétimo minuto. A um minuto do lançamento, no motor do míssil uma reação química é iniciada.
O sistema de mísseis Iskander foi concebido ainda no contexto da Guerra Fria por engenheiros soviéticos, quando o desenvolvimento bélico representava grande parte das pesquisas russas em tecnologia. Em 1996, o sistema realizou seu primeiro lançamento.
O armamento é capaz de disparar mísseis contra instalações de defesa antiaérea e outras posições bem defendidas no campo de batalha em um raio de até 500 quilômetros de distância do ponto de lançamento.