Sonda chinesa Tianwen-1 envia seu 1º VÍDEO do Planeta Vermelho

Se tudo correr como previsto, a sonda desembarcará um veículo para explorar a superfície marciana e estudar sua estrutura geológica, ambiente, atmosfera e água durante pelo menos 90 dias.
Sputnik

Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) divulgou imagens feitas pela sonda Tianwen-1 de Marte nesta sexta-feira (12), dois dias após ter entrado com sucesso na órbita do Planeta Vermelho.

O vídeo, reproduzido pela emissora estatal CCTV, mostra o processo da sonda entrando na órbita de Marte, com uma distância mais próxima da superfície do Planeta Vermelho em cerca de 400 km, afirma a emissora. Além das crateras brancas na superfície de Marte, o vídeo mostra também parte da sonda, como as asas do painel solar e a antena de rastreamento.

A sonda, a primeira lançada pela China ao Planeta Vermelho, permanecerá em órbita até maio de 2021. Se a Tianwen-1 pousar com sucesso, a China será o segundo país, depois dos EUA, a pousar um rover em Marte.

O rover de 250 quilos deverá então explorar a superfície e estudar as estruturas geológica, ambiental e atmosférica marcianas por um período de pelo menos 90 dias. Durante esse período a sonda vai tirar fotos, mapear o local e procurar por sinais de vida.

Outras missões em Marte

Na terça-feira (9) a órbita de Marte foi visitada pela sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos, fazendo história como a primeira missão interplanetária do mundo árabe.

O Perseverance, rover da agência espacial norte-americana NASA, que deve pousar no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro e será o quinto robô a completar a viagem desde 1997, todos até agora norte-americanos.

Comentar