A Força Aérea de Israel iniciou um "exercício não anunciado" para melhorar a prontidão de combate ao longo da fronteira norte do país, anunciaram militares.
"A Força Aérea começou no domingo (14) um exercício não anunciado chamado Rosa da Galileia […]. Durante o exercício serão realizados testes exaustivos dos processos de planejamento, comando e execução, bem como das capacidades logísticas e tecnológicas, com ênfase na preservação da liberdade de operação aérea e na manutenção da continuidade operacional total", afirmaram as Forças de Defesa de Israel em comunicado, reproduzido nesta segunda-feira (15) pelo jornal The Times of Israel.
O exercício incluirá uma variedade de cenários ligados à luta contra o grupo libanês Hezbollah e seus aliados na Síria, reporta a mídia. De acordo com os militares, a atividade deve ocorrer até quarta-feira (17) e até lá o país pode observar um aumento na movimentação de aeronaves, e ecos de explosões devem ser ouvidas pelo território.
Na manhã desta segunda-feira (15), Israel confirmou que realizou centenas de ataques na Síria contra alvos iranianos que tentariam estabelecer uma presença militar permanente ali, e contra supostos carregamentos de armas para o grupo Hezbollah.