Google é multado na França em 1,1 milhão de euros por classificações 'enganosas' de hotéis

A agência de fraude e concorrência do governo francês descobriu que o Google usou seus próprios critérios para classificar os hotéis franceses, o que levou a discrepâncias no número de estrelas atribuídas às acomodações.
Sputnik

O Google concordou em pagar uma multa de 1,1 milhão de euros (aproximadamente R$ 7,16 milhões) depois que as autoridades francesas concluíram que o mecanismo de busca exibia classificações "enganosas" para hotéis franceses.

"Uma investigação […] revelou o carácter enganoso da classificação de hotéis pelo Google, especialmente no seu motor de pesquisa. As empresas Google Ireland Ltd e Google France corrigiram as suas práticas e, após acordo do Ministério Público de Paris, concordaram em pagar uma multa de 1,1 milhões de euros", lê-se no comunicado da Direção-Geral da Concorrência, Defesa do Consumidor e Controle de Fraudes do Ministério da Economia francês.

O órgão francês descobriu que o Google usou seus próprios critérios para classificar os hotéis franceses, o que levou a discrepâncias no número de estrelas atribuídas às acomodações pelo Google e pela agência oficial do país, Atout France.

Depois de receber reclamações de hoteleiros sobre os rankings do Google, a agência de fraude e concorrência do governo francês lançou uma investigação em 2019 e 2020. O órgão disse que deveria monitorar "a natureza e a justiça das informações fornecidas pela plataforma" em 7.500 estabelecimentos.

O Google declarou que realizou as "mudanças necessárias para refletir apenas a classificação oficial francesa para hotéis no Google Maps e no [mecanismo] busca", reporta a agência Associated Press.

Comentar