O ataque com foguetes foi realizado durante a noite desta segunda-feira (15) em Arbil e suas proximidades. De acordo com o Ministério do Interior da região, "diversos locais foram afetados e, segundo dados preliminares, há diversos feridos".
Por sua vez, as forças antiterroristas do Curdistão declararam que dois projéteis atingiram o aeroporto internacional, próximo da base militar de Harir, operada pela coalizão internacional liderada pelos EUA. Não há informações sobre danos pessoais ou materiais no aeroporto.
Um terceiro foguete derrubou a parede de um prédio de apartamentos, deixando duas pessoas feridas, informaram as autoridades.
"Houve um agente de segurança privado morto, cinco agentes de segurança feridos e um militar norte-americano ferido", confirmou o porta-voz da coalizão, Wayne Marotto, em seu Twitter.
Para estabelecer quem esteve por trás desta agressão foi formada uma comissão de investigação conjunta entre as autoridades do governo central e as do Curdistão, dirigida pelo primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Kazemi.
Relatos iniciais indicam que um fogo indireto atingiu as Forças da Coalizão em Arbil durante a noite. Houve 1 agente de segurança privado morto, 5 agentes de segurança feridos e 1 militar norte-americano ferido. Mais informações a seguir.
O ministro do Interior do Iraque pediu aos cidadãos que se mantivessem afastados dos lugares impactados, sem sair de suas casas enquanto o ataque está sendo investigado.
Em novembro de 2020, o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) intensificou sua atividade no Iraque, apesar da forte presença militar dos EUA.
Este grupo terrorista não atua no Curdistão, ao contrário de outras partes do Norte e Centro do Iraque. Não obstante, atualmente há uma campanha do Exército da Turquia contra a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na zona fronteiriça neste país.
Em setembro de 2020, o aeroporto de Arbil foi atacado com seis projéteis que não causaram danos, nem vítimas. A autoria destes ataques não chegou a ser estabelecida.