Onda de frio e tornado deixam ao menos 7 mortos e 4,4 milhões sem energia no Texas (VÍDEOS)

A queda das temperaturas no estado do Texas, nos Estados Unidos, somada a ocorrência de tornados deixou ao menos sete mortos e mais de 4,4 milhões de pessoas sem luz nesta terça-feira (16).
Sputnik

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou estado de emergência na segunda-feira (15), autorizando assistência federal ao Texas, onde as temperaturas variaram de -2 a -22 graus Celsius.

​Uma testemunha gravou este vídeo do que você poderia chamar de um tornado de neve sobre o lago Cedar Creek perto de Gun Barrell City, no leste do Texas, esta manhã. O pequeno tornado / tromba d'água foi visto sobre a terra e a água por alguns minutos antes de se dissipar, apesar da temperatura de um dígito e da neve no solo

​Que noite no centro do Texas!

A meteorologista Lara Pagano, do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), explicou que as baixas temperaturas registradas nos EUA se devem a uma massa de ar vinda do Ártico. As informações foram publicadas pela agência Reuters.

"É isso que as pessoas viram quando acordaram nesta manhã: é simplesmente perigoso", destacou.

Além das mais de 4,4 milhões de pessoas sem luz devido à sobrecarga da rede elétrica em meio ao aumento da demanda por aquecimento, as autoridades do Texas se esforçam para usar 8.400 vacinas contra a COVID-19 que exigem refrigeração abaixo de zero antes de estragar após a falha de um gerador reserva.

O frio deve continuar nos próximos dias, e uma tempestade de neve está prevista para chegar na quarta-feira (17).

Comentar