O presidente Jair Bolsonaro anunciou, durante sua live desta quinta-feira (18), que decidiu zerar por dois meses, a partir de 1º de março, o PIS/Cofins que incide sobre o diesel, após novo aumento dos preços dos combustíveis. O presidente também fez críticas a Petrobras.
"Teve um aumento, no meu entender, aqui, eu vou criticar, um aumento fora da curva da Petrobras. 10% hoje na gasolina e 15% no diesel. É o quarto reajuste do ano. A bronca vem sempre para cima de mim, só que a Petrobras tem autonomia", afirmou.
Bolsonaro critica Petrobras e anuncia isenção de impostos federais sobre gás e diesel
© AFP 2023 / Evaristo Sá
Os dois novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel, citados pelo presidente, foram anunciados pela Petrobras nesta quinta-feira (18). Os combustíveis subirão 10,2% e 15,1%, respectivamente, já a partir desta sexta-feira (19). Em 2021, é o quarto reajuste da gasolina e o terceiro do diesel.
O presidente informou que tomou a decisão de zerar os impostos após se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
"O que é que foi decidido hoje? A partir de 1º de março também não haverá qualquer imposto federal no diesel por dois meses. Então, por dois meses, não haverá qualquer imposto federal em cima do diesel. Por que por dois meses? Porque nestes dois meses nós vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar este imposto no diesel. Até para ajudar a contrabalancear este aumento, no meu entender, excessivo da Petrobras", criticou.