"O secretário de Defesa disse aos aliados que os EUA estão conduzindo uma revisão abrangente dos termos do acordo entre o país e o Talibã [organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países] para determinar se todas as partes aderiram a esses termos. E ele deixou claro que está comprometido em consultar os aliados e parceiros em todo o processo, garantindo aos aliados que o país não se retiraria precipitadamente ou desordenadamente do Afeganistão", citou o comunicado.
Austin falou no segundo e último dia da Reunião Ministerial de Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Chefe do Pentágono diz à OTAN que EUA não farão saída precipitada do Afeganistão
© AP Photo / Rahmat Gul
Em paralelo, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o presidente afegão, Ashraf Ghani, discutiram a estratégia de Washington no país asiático, segundo informou o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, nesta quinta-feira (18).
"O secretário de Estado falou ontem [17] com o presidente afegão, Ashraf Ghani, para discutir a revisão dos EUA de sua estratégia atual no Afeganistão", disse o porta-voz.
O secretário de Estado expressou o compromisso dos EUA em apoiar o processo de paz, um acordo político durável e um cessar-fogo permanente e abrangente no Afeganistão, acrescentou Price.