Chefe do Pentágono diz à OTAN que EUA não farão saída precipitada do Afeganistão

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, garantiu aos aliados da Otan, em comunicado nesta quinta-feira (18), que seu país não se retirará do Afeganistão de maneira precipitada ou desordenada.
Sputnik
"O secretário de Defesa disse aos aliados que os EUA estão conduzindo uma revisão abrangente dos termos do acordo entre o país e o Talibã [organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países] para determinar se todas as partes aderiram a esses termos. E ele deixou claro que está comprometido em consultar os aliados e parceiros em todo o processo, garantindo aos aliados que o país não se retiraria precipitadamente ou desordenadamente do Afeganistão", citou o comunicado.

Austin falou no segundo e último dia da Reunião Ministerial de Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Chefe do Pentágono diz à OTAN que EUA não farão saída precipitada do Afeganistão

Em paralelo, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o presidente afegão, Ashraf Ghani, discutiram a estratégia de Washington no país asiático, segundo informou o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, nesta quinta-feira (18).

"O secretário de Estado falou ontem [17] com o presidente afegão, Ashraf Ghani, para discutir a revisão dos EUA de sua estratégia atual no Afeganistão", disse o porta-voz.

O secretário de Estado expressou o compromisso dos EUA em apoiar o processo de paz, um acordo político durável e um cessar-fogo permanente e abrangente no Afeganistão, acrescentou Price.

Comentar