Reforma em bar espanhol revela casa de banho islâmica do século XII (FOTOS)

Motivos geométricos deslumbrantes que datam do califado almóada foram descobertos durante reforma de bar da cidade de Sevilha e deslumbram arqueólogos.
Sputnik

Os donos de um tradicional bar de tapas (petiscos) em Sevilha, sul da Espanha, resolveram aproveitar o lockdown da pandemia, no último verão europeu, para realizar uma reforma e ficaram surpreendidos com uma casa de banho islâmica do século XII no meio do estabelecimento.

A construção antiga e decorada por motivos geométricos e claraboias na forma de estrelas de oito pontas emergiu das paredes e tetos abobadados da Cervejaria Giralda, que funciona desde 1923.

Embora a lenda local e o estranho documento histórico sugerissem que o estabelecimento pudesse ter sido uma antiga sauna hamam, pensava-se que o visual retrô da Giralda se devia ao neomudéjar, ou estilo de renascimento islâmico, no qual o arquiteto Vicente Traver construiu o bar e o hotel acima dele no início dos anos 1920.

"Falou-se que havia casas de banho aqui, mas nem todos os historiadores se convenceram e alguns pensaram que era muito mais antigo", disse Antonio Castro, um dos quatro coproprietários da Giralda, ao The Guardian.

O arqueólogo contratado pelos donos do bar, Álvaro Jiménez, sabia dos boatos, mas não achou que podiam ser verdadeiros. Até que, ao escavar o gesso que cobria o teto, sua equipe descobriu uma claraboia em forma de estrela de oito pontas. "Assim que vimos uma das claraboias, sabíamos o que era; simplesmente não poderia ser nada além de casas de banhos", disse Jiménez.

"Em termos decorativos, estas casas de banho são as que têm a maior quantidade de decoração preservada de qualquer uma das casas de banho conhecidas da península ibérica”, disse o arqueólogo

Jiménez detalha que o fundo é de argamassa de cal branca gravada com linhas geométricas, círculos e quadrados. Também é possível observar pinturas ocres de estrelas de oito pontas e rosetas multifoliadas de oito pétalas. Esses dois designs se alternam, se entrelaçam e se adaptam às diferentes formas geométricas dos orifícios da claraboia.

O bar deve reabrir dentro de algumas semanas e ainda há escavações a serem feitas para revelar a tinta vermelha por baixo. A boa notícia é que o "hamam-cum-bar" foi descoberto e agora será preservado na Cervejaria Giralda.

Os donos do bar de tapas (aperitivos) estão ansiosos por um novo capítulo na longa história da Giralda, que já era um bar muito conhecido antes, mas agora ganhou um charme a mais com os detalhes aparentes da casa de banho do século XII.

Comentar