Congressistas dos EUA reintroduzem projeto de lei para proteger Taiwan de 'ataques' da China

Na quinta-feira (18), os congressistas republicanos dos Estados Unidos, Rick Scott e Guy Reschenthaler, reintroduziram projeto de lei autorizador do uso de força militar norte-americana em caso de ataques da China a Taiwan.
Sputnik

No mesmo dia, o senador republicano Rick Scott emitiu declaração de reintrodução da Lei de Prevenção de Invasão a Taiwan (TIPA, na sigla em inglês) para "proteger Taiwan da crescente agressão comunista da China", escreve portal Taiwan News.

O senador republicano acrescentou se tratar do fortalecimento das relações entre os EUA e a ilha autogovernada, e reforço da capacidade taiwanesa de resistir às "políticas agressivas e ações militares" do Partido Comunista chinês.

Scott exortou os EUA a agir e apoiar o "nosso aliado pacífico e democrático, Taiwan", criticando aquilo que descreveu como a "política de apaziguamento da administração Biden em relação à China comunista".

Congressistas dos EUA reintroduzem projeto de lei para proteger Taiwan de 'ataques' da China
Senador americano advertiu que se "Biden não enfrentar o secretário-geral Xi [Jinping]", haverá "consequências absolutamente devastadoras" para segurança nacional dos EUA e dos seus aliados.

Por sua vez, o deputado republicano Guy Reschenthaler apontou que China tem nos últimos meses "intensificado as hostilidades contra Taiwan", sendo este último um "parceiro-chave de segurança" dos EUA.

O deputado republicano observou que a lei TIPA "capacita e fortalece" Taiwan, apelando para um acordo de livre comércio, aumento de cooperação bilateral em segurança e autorização de uso de força militar para proteger Taiwan em caso de ataque direto.

Comentar