Após derramamento de alcatrão, Israel fecha todas as praias do Mediterrâneo

O governo de Israel pediu aos cidadãos que evitem todas as praias do Mediterrâneo de norte a sul devido à poluição causada por um derramamento de alcatrão que atingiu a costa do país.
Sputnik

O Ministério de Saúde, Interior e Proteção Ambiental de Israel emitiu um comunicado neste domingo (21).

"Não vá às praias do mar Mediterrâneo para nadar, praticar esportes ou atividades recreativas até novo aviso. As instruções vêm depois que dezenas de toneladas de alcatrão começaram a ser encontradas na costa ao longo do Mediterrâneo, como resultado das tempestades. A exposição ao alcatrão pode ser prejudicial à saúde pública!", afirmou a pasta.

A declaração refere-se a todas as praias da costa de Israel, desde Rosh Hanikra, na fronteira com o Líbano, até Zikim, na fronteira com Gaza.

O derramamento de alcatrão foi listado como um dos piores desastres ambientais de Israel nas últimas duas décadas. Até agora, a causa do incidente não foi esclarecida.

No entanto, a ministra da Proteção Ambiental, Gila Gamliel, disse que um vazamento de óleo foi identificado a cerca de 50 quilômetros da costa há uma semana, e que uma das dez embarcações que estavam na área naquele momento poderia ter sido responsável.

Algumas pessoas que se ofereceram para participar da operação de limpeza do derramamento de alcatrão foram hospitalizadas após inalarem gases aparentemente tóxicos. Enquanto isso, soldados foram recrutados para reforçar o esforço de limpeza.

Comentar