A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que receberá um novo lote com dois milhões de doses prontas da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford. Os imunizantes virão do Instituto Serum, da Índia.
De acordo com o Instituto, as doses deverão chegar antes do fim de fevereiro para auxiliar na campanha nacional de vacinação. Algumas cidades, como o Rio de Janeiro, tiveram o processo de imunização suspenso por falta de doses.
O acordo firmado entre a Fiocruz, a AstraZeneca e o Instituto Serum prevê a aquisição de um total de dez milhões de vacinas importadas, sem contar com as dois milhões já recebidas em 24 de janeiro.
Segundo a Fiocruz, após o lote de dois milhões de fevereiro, o restante deverá chegar ao longo dos próximos dois meses, mas ainda sem data confirmada.
Na última semana, três capitais do País - Rio, Salvador e Cuiabá - anunciaram a interrupção do processo de vacinação e aguardam a chegada de novas remessas. Outras cidades, como Curitiba, informaram que só possuíam vacina suficiente para mais alguns dias.