Por volta das 11h19 desta segunda-feira (22), o índice Ibovespa já apresentava queda de 5,36% que foi em grande parte ocasionada pela desvalorização das ações da Petrobras, enquanto a empresa registrou hoje queda de 20%.
Segundo reportou o portal G1, as ações preferenciais da Petrobras caíram 20,20% e as ordinárias 20,52%. Da mesma forma, a estatal Eletrobras registrou queda de pelo menos 8,52%.
A baixa seguiu a tendência vista na sexta-feira (19), quando a Petrobras perdeu em um único dia R$ 28 bilhões em valor de mercado, de acordo com dados da Economatica.
Os resultados negativos na bolsa seriam a resposta do mercado diante da recente troca de gerência da Petrobras.
Ainda na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras, substituindo Roberto Castello Branco. A troca deverá ainda ser promulgada pelo Conselho de Administração da Petrobras, o que poderia se concretizar já nesta terça-feira (23).
A decisão de Bolsonaro, ao que tudo indica, não parará na Petrobras. O presidente já sugeriu mudar a diretoria da Eletrobras ao afirmar que vai "meter o dedo na energia".