Os novos fuzis serão a base de uma nova geração de armas de fogo, informou a assessoria de imprensa do consórcio na exposição internacional de armas IDEX 2021, que está sendo realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
"Uma vez que o AK-308 foi originalmente projetado para um cartucho muito potente, o consórcio Kalashnikov e o Ministério da Defesa da Rússia, seguindo a tendência mundial, estão estudando a possibilidade de criar novos exemplares baseados no AK-308 para outras munições potentes, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e de design para a próxima geração de armas de combate", notificou a assessoria de imprensa.
Consórcio Kalashnikov pretende criar fuzis de nova geração baseados no poderoso AK-308
© Sputnik / Ramil Sitdikov
/ Em agosto de 2020, diretor-geral do consórcio, Dmitry Tarasov, afirmou que algumas soluções de design do AK-308 deram impulso ao desenvolvimento de conceitos de novos modelos de armas de fogo.
O AK-308 foi desenvolvido com base no fuzil de assalto AK-103 com munição de 7,62x51 mm (munição padrão de fuzil e metralhadora dos países-membros da OTAN) com elementos e componentes da espingarda automática AK-12.