A mídia chinesa South China Morning Post afirmou que a emissora estatal da China CCTV confirmou que o avião KJ-600, a primeira aeronave de alerta precoce de asa fixa desenvolvida no país, realizou um voo de teste em Xian, na província de Shaanxi, no último mês de janeiro.
A aeronave KJ-600 foi projetada para operar a partir de porta-aviões, mas seu peso e motores turboélice o tornam menos potente que um caça, requerendo a ajuda de uma catapulta para decolar.
Atualmente, a China possui dois porta-aviões, Liaoning e Shandong, mas ambos têm rampas de esqui para decolagem. Um terceiro porta-aviões está sendo construído em Xangai.
O novo navio será muito maior que seus antecessores, segundo a mídia. O KJ-600 está sendo desenvolvido ao mesmo tempo que este novo porta-aviões.
Song Zhongping, especialista militar de Hong Kong, afirmou que o KJ-600 fez aumentar as especulações de que o próximo porta-aviões terá propulsão convencional, mas será equipado com uma catapulta eletromagnética.
"A pesquisa e desenvolvimento de equipamentos militares deve ser sincronizada. É difícil imaginar que um tipo de equipamento esteja pronto e fique esperando ociosamente", disse Zhongping.
Especialista acrescentou que antes de o porta-aviões estar pronto para funcionar a aeronave KJ-600 seria testada em uma catapulta terrestre. Fontes da mídia chinesa informaram que a construção de um quarto porta-aviões começaria ainda neste ano.
O avião KJ-600 é uma aeronave bimotor de alerta precoce de tamanho médio e foi visto pela primeira vez no céu em agosto. Seu radar de varredura eletrônica ativa é capaz de detectar aeronaves furtivas como os caças norte-americanos F-22 e F-35.
Atualmente, os porta-aviões chineses apenas possuem helicópteros configurados para vigilância. Um avião com asa fixa, como o KJ-600, teria uma capacidade de carga útil muito maior para dispositivos melhores, um alcance mais longo e poderia aumentar muito o poder de um grupo de porta-aviões.