O Japão assinou nesta quarta-feira (24) um acordo com os EUA no qual se compromete a destinar US$ 1,92 bilhões (aproximadamente R$ 10,45 bilhões) para a manutenção das tropas norte-americanas em seu território no novo ano fiscal, que começa em 1º de abril e vai até 31 de março de 2022.
"Nós, junto com o embaixador dos EUA no Japão, Joseph Young, assinamos um acordo sobre as despesas para a manutenção das forças norte-americanas […]. Queremos manter uma cooperação estreita com os EUA para fortalecer a dissuasão e capacidade de resposta de nossa aliança [aos desafios]", afirmou em entrevista coletiva o chanceler japonês, Toshimitsu Motegi, citado pelo jornal The Mainichi.
O Japão planeja obter a aprovação parlamentar para o acordo até o final de março. As negociações bilaterais de compartilhamento de custos são conduzidas aproximadamente a cada cinco anos, mas a última rodada foi retardada pela transição de poder dos EUA e a pandemia do novo coronavírus, que restringiu as viagens recíprocas dos negociadores.
Os governos dos dois países também concordaram em continuar as negociações sobre o financiamento das bases militares norte-americanas no Japão, assim como o fortalecimento da aliança, incluindo novos campos de defesa, como espaço e segurança cibernética. Os EUA têm aproximadamente 55 mil militares destacados em várias bases no Japão.