A corporação estatal Rostec, responsável por desenvolver, fabricar e exportar bens de alta tecnologia, está preparando novo sistema pesado lança-chamas TOS-2, também conhecido como Tosochka, para testes já no próximo mês. A nova versão vem com melhores características técnico-táticas, em comparação com os lança-chamas TOS-1 Buratino e TOS-1A Solntsepyok atualmente em serviço. O sistema, diferente dos lança-chamas habituais, utiliza foguetes incendiários para criar o efeito de lança-chamas.
"A divisão militar de Motovilikhinskie Zavody [Fábricas de Motovilikha] e a NPO Splav nomeada em homenagem a Ganichev começaram a preparar o veículo de combate Tosochka para testes estatais, que começarão dentro de um mês. Este esforço está sendo feito para executar a Encomenda Estatal de Defesa para 2021. Levando em consideração os resultados dos testes, será tomada a decisão sobre colocação do sistema lança-chamas em serviço", declarou Kirill Fedorov, diretor-geral da RT-Capital da Rostec, à Sputnik.utnik.
O Tosochka é montado sobre um veículo com rodas de melhor desempenho, possui um maior alcance de tiro e sistemas automatizados para avistar, disparar e controlar o fogo. Além disso, o novo lança-chamas está equipado com um guindaste e não precisa de outro equipamento para translado.
"Nossa principal tarefa era melhorar a mobilidade e a eficiência das missões de combate. Tosochka funciona tanto com projéteis antigos usados pelo Solntsepyok quanto com uma gama de novas munições. Nosso objetivo era tornar novos cartuchos mais poderosos e aumentar seu alcance", declarou o chefe do Splav, Aleksandr Smirnov, à Sputnik.
Tosochka foi apresentado pela primeira vez em junho de 2020 na Parada da Vitória em Moscou. Quatro veículos de combate atravessaram a Praça Vermelha como parte de uma brigada mecanizada. Novos sistemas pesados de lança-chamas estão passando por testes operacionais no Exército russo. O novo Tosochka será colocado em serviço se passar nos testes estatais.