Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 25 de fevereiro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as principais notícias desta quinta-feira (25), marcada pela maior média de mortes por COVID-19 da história do Brasil, pela aprovação de lei australiana sobre Facebook e Google e por mudanças na cúpula militar da Coreia do Norte.
Sputnik

Média de óbitos diários de brasileiros por COVID-19 é a maior da história

Nesta quarta-feira (24), o Brasil registrou média de óbitos pela COVID-19 de 1.129, a maior de sua história. As transmissões estão em ritmo acelerado e especialistas culpam a falta de medidas de isolamento social pelo caos epidemiológico. Em somente dois meses, o estado do Amazonas ultrapassou o número de mortes registrado em todo o ano de 2020. De acordo com consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa, se o ritmo de mortes não for freado, o Brasil atingirá a marca de 300 mil óbitos ainda no mês de março. O país registrou mais 1.433 mortes e 65.387 casos de COVID-19, totalizando 250.079 óbitos e 10.326.008 diagnósticos da doença.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 25 de fevereiro

Agenda de privatização 'a todo vapor' mira os Correios

Nesta quarta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro apresentou projeto de lei ao Congresso Nacional sobre a privatização dos Correios. De acordo com o governo, o projeto propõe transformar a empresa em uma sociedade de economia mista. No dia anterior, Bolsonaro publicou medida provisória para acelerar a privatização da Eletrobras, dizendo que a agenda de privatizações do governo está "a todo vapor". Em aceno do governo para o mercado, Bolsonaro também sancionou lei sobre a autonomia do Banco Central, que cria mandatos de quatro anos não coincidentes com o do presidente da República para o presidente da instituição.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 25 de fevereiro

Austrália aprova regulação para gigantes da Internet após emendas de última hora

Nesta quinta-feira (25), o parlamento australiano aprovou lei que determina que gigantes da Internet como Google e Facebook paguem veículos de mídia pelo uso de seu conteúdo. "O Código vai garantir que as empresas de mídia sejam justamente remuneradas pelo conteúdo que elas geram", disse o secretário do Tesouro, Josh Frydenberg. A lei sofreu emendas de última hora, após o Facebook bloquear páginas de jornais australianos. As mudanças permitem que o governo exima as gigantes de tecnologias do processo, caso demonstrem "contribuição significativa" com a mídia do país. Em resposta, o Facebook liberou as páginas bloqueadas e anunciou investimento de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) em até três anos em veículos de mídia locais.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 25 de fevereiro

Venezuela declara representante da União Europeia 'persona non grata'

Nesta quarta-feira (24), a Venezuela considerou a representante da União Europeia no país, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, como "persona non grata". "Ela tem 72 horas para deixar o território venezuelano", disse o ministro das Relações Exteriores do país, Jorge Arreaza. A medida é uma resposta à decisão de Bruxelas de estender as sanções econômicas contra Caracas. Em janeiro, a União Europeia retirou o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. No entanto, a política de sanções, iniciada em 2017, foi mantida pelos ministros das Relações Exteriores do bloco, durante reunião no início desta semana.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 25 de fevereiro

Kim Jong-un muda cúpula militar e abre espaço para 'nova geração'

Nesta quinta-feira (25), o líder norte-coreano, Kim Jong-un, nomeou novos comandantes para a Marinha e Força Aérea da Coreia do Norte. A Comissão Militar Central do país oficializou a nomeação de Kim Song Gil para o comando da Marinha e Kim Chung Il para a Força Aérea. De acordo com a mídia sul-coreana, os novos comandantes não estavam nos radares dos especialistas da Coreia do Norte e podem ser considerados representantes de uma nova geração. Durante discurso, Kim pediu a promoção da "educação e controle" no país, afirmando que a disciplina é essencial para a própria existência das Forças Armadas norte-coreanas.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 25 de fevereiro

CIA cria força-tarefa para investigar ataques acústicos contra servidores dos EUA

A Agência de Inteligência dos EUA (CIA) criou uma força-tarefa para investigar os ataques acústicos que servidores dos EUA teriam sofrido em postos no exterior, informou a CNN. A CIA suspeita que diplomatas norte-americanos tenham sido alvo desses ataques em Cuba, em 2016, e na China, em 2018. Os servidores relataram ouvir barulhos desconhecidos, que muitas vezes evoluíam para sensação de vibração e pressão. Alguns diplomatas relataram sequelas de longo prazo em seu estado de saúde. De acordo com fonte do governo dos EUA ouvida pelo canal, a força-tarefa terá o objetivo de identificar a origem dos supostos ataques acústicos e prevenir futuros incidentes.

Comentar