Na segunda-feira (1º), a DAPA e a KAI apresentaram o primeiro protótipo do caça, que tem seu lançamento oficial previsto para abril deste ano.
O projeto KF-X conta com 65% de tecnologia nativa, já que os principais materiais foram desenvolvidos por empresas sul-coreanas, bem como o radar de varredura eletrônica ativa (AESA, na sigla em inglês), após a recusa norte-americana de transferir a tecnologia.
"A Força Aérea vai usar todos os recursos disponíveis para apoiar o sucesso do desenvolvimento do programa KF-X", afirmou o general da Força Aérea sul-coreana, Lee Seong-yong, citado pela agência de notícias Yonhap.
O KF-X é uma aeronave furtiva de última geração que combina elementos dos caças de 5ª geração.
O KF-X pode voar a uma velocidade de Mach 1,83 (2.241 km/h), além de dispor de um alcance de aproximadamente 2.900 quilômetros. A aeronave tem um peso máximo de decolagem de 25.580 kg e pode transportar até 7.700 kg de carga útil.
A aeronave conta com dois assentos em tandem e três pilones debaixo de cada asa para armas ou tanques de combustível, além de ser capaz de transportar quatro mísseis sob a fuselagem.
Outros cinco protótipos do caça devem ser lançados na primeira metade de 2022.
A produção em série da aeronave, que deve passar por um ano de testes no solo e quatro anos de testes de voo, está prevista apenas para 2026.
De acordo com a Yonhap, após a conclusão do desenvolvimento e produção, a Força Aérea do país receberá 40 unidades da aeronave até 2028 e outras 80 até 2032.