A notícia é boa: o primeiro satélite 100% brasileiro opera normalmente e iniciou nesta quarta-feira (3) o envio das primeiras imagens ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O equipamento foi lançado ao espaço na madrugada de domingo (28) e a operação segue como prevista, segundo o Inpe.
Em entrevista ao portal G1, Clézio di Nardin, diretor do instituto, afirmou que o satélite está em órbita sem apresentar nenhum problema. O esclarecimento foi feito após uma empresa de rastreamento de satélites indicar irregularidades de sinal do Amazônia 1.
A primeira indicação de problema no satélite do Brasil veio dos EUA, quando, por volta das 11h55 (horário de Brasília) desta terça-feira (2), o grupo USA Satcom postou em uma rede social: "Passagem do Amazônia 1 na banda S. Parece estar capotando".
"Não é fato que ele está descontrolado. O lançamento do satélite foi um sucesso. Não há registro de qualquer intercorrência", disse Clézio.
O Amazônia 1 segue em fase de testes, que devem ser concluídos no dia 15 de março.
"É uma fase de testes, estamos testando todos os subsistemas do satélite. Bateria, painéis, câmera, liga e desliga, inclusive umas manobrazinhas para colocar ele na órbita. Essa fase inicial leva até o dia 15 de março, aí teremos a primeira imagem definitiva, oficial do Inpe", explicou o cientista.