Pena capital: Iraque executa 3 condenados por terrorismo

Três homens foram enforcados nesta quarta-feira (3) no Iraque em cumprimento de penas de morte determinadas após condenações por terrorismo.
Sputnik

As execuções ocorreram em uma prisão da cidade de Nassíria, na província de Dhi Qar, sendo esta a única penitenciária onde ainda se executa a pena capital no país, apesar das inúmeras críticas internacionais à grande quantidade de penas de morte imputadas no Iraque, escreve a AFP. 

Desde o final de 2017, quando o Iraque proclamou sua vitória contra o grupo jihadista Daesh (proibido no Iraque, na Rússia e em vários países), centenas de pessoas foram condenadas à morte por ligação a essa organização, que dominou grandes áreas do país e da vizinha Síria por vários anos, destaca a agência. Essas execuções são exigidas por parte da população iraquiana que sofreu sob o jugo dos terroristas ou com seus ataques. 

​Em janeiro e fevereiro, após um ataque no coração de Bagdá, pelo menos oito iraquianos condenados por "terrorismo" foram executados na mesma prisão de Nassíria. No ano passado, foram cerca de 30.

Comentar