O serviço adicionará o novo botão perto do espaço para texto na área de antevisão de imagem. Ao clicar neste, o utilizador pode compartilhar uma foto que desaparecerá automaticamente quando ele sair do chat. O destinatário da foto também receberá uma notificação sobre autodestruição da imagem.
WhatsApp está trabalhando em fotos autodestrutivas na futura atualização para iOS e Android.
Fotos autodestrutivas não podem ser exportadas do WhatsApp. WhatsApp ainda não implementou a detecção de capturas de prints para fotos autodestrutivas. O mesmo conceito do Direct do Instagram.
A nova função, que também proibirá salvamento ou redirecionamento da foto em questão, pode surgir em uma das próximas atualizações do WhatsApp para Android e iOS.
Em 2020, o aplicativo já apresentou uma opção de mensagens autodestrutivas que funciona na base do mesmo princípio. No entanto, utilizadores ficaram céticos porque esta limitação pode ser facilmente burlada com a captura de prints.
Anteriormente, o Telegram ampliou a possibilidade de exclusão automática de mensagens em quaisquer chats. Neste regime, as mensagens desaparecem em 24 horas ou em uma semana após o envio.