Nesta quinta-feira (4), a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) divulgou novas fotos em alta resolução de Marte registradas por sua sonda Tianwen-1. Duas fotos são em preto e branco e uma terceira colorida, fornecendo a chance de apreciarmos de perto como é o Polo Norte marciano.
Nas fotos em preto e branco é possível ver várias crateras, cumes de montanhas e dunas de areia localizadas na superfície do Planeta Vermelho. Os astrônomos detalham que a sonda obteve essas imagens quando estava cerca de 350 quilômetros acima do planeta.
A sonda foi lançada em 23 de julho de 2020 a bordo de um foguete do Centro de Lançamento de Satélites Wenchang, localizado na província chinesa de Hainan. Tianwen-1 é a primeira sonda enviada pela China para o Planeta Vermelho. Se a mesma pousar com sucesso, a China será o segundo país, depois dos EUA, a pousar um rover em Marte.
O objetivo final da missão Tianwen-1 é aterrizar o rover entre maio e junho deste ano, na parte sul da Utopia Planitia de Marte (uma grande planície dentro de Utopia, a maior bacia de impacto reconhecida no Sistema Solar) para conduzir pesquisas científicas.