De acordo com transmissão, o incidente ocorreu por causa de "excesso de combustível no foguete".
Antes disso, durante teste, o protótipo subiu dez quilômetros de altitude, realizou a virada, desceu controladamente, pôs os motores para funcionar novamente e aterrissou com sucesso.
O fundador da SpaceX, Elon Musk, ao comentar os resultados do teste no Twitter, notou que o protótipo "aterrissou inteiro" e também expressou esperança de futuros voos bem-sucedidos.
Starship SN10 aterrissou inteiro!
No entanto, o triunfo foi curto. Um pouco inclinado, o veículo explodiu em pedaços cerca de oito minutos após aterrissagem.
Mesmo assim, o Starship SN10 é o primeiro protótipo a conseguir aterrissar. Mais do que isso, é o terceiro lançamento do Starship SN10 a atingir mais de dez quilômetros de altitude.
Anteriormente, lançamentos foram testados em 10 de dezembro de 2020 e em 3 de fevereiro de 2021. Nas duas vezes passadas, os foguetes explodiram e, consequentemente, se destruíram durante aterrissagem, no entanto, os testes foram avaliados como bem-sucedidos, uma vez que o alvo principal não era o pouso, mas o funcionamento do foguete no ar – viradas, controle dos protótipos durante o voo de volta à superfície terrestre e o funcionamento de sistemas.
A empresa SpaceX desenvolve sistema transportador constituído pelo portador reutilizável de foguete Super Heavy e o foguete Starship. O sistema permitirá transportar satélites, tripulações e cargas úteis para órbitas terrestres, bem como para Lua ou Marte.