Irã afirma que impediu sequestro de voo doméstico

O avião comercial estava indo da cidade de Ahvaz para Mashhad. O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica não identificou o sequestrador, mas disse que o suspeito tentou desviar o voo para a "costa sul do golfo Pérsico".
Sputnik

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) afirmou nesta sexta-feira (5) que impediu uma tentativa de sequestro de um voo doméstico de passageiros na quinta-feira (4), embora tenha oferecido poucos detalhes sobre o que aconteceu.

O suposto sequestro teve como alvo um avião modelo Iran Air Fokker 100 que se dirigia da cidade de iraniana de Ahvaz, no sudoeste do país e perto da fronteira com o Iraque, para outra cidade iraniana, Mashhad, no noroeste, reporta a agência Associated Press.

O IRGC não identificou o sequestrador, apenas afirmou que o suspeito tentou desviar o voo para a "costa sul do golfo Pérsico", relata a mídia. Essa descrição incluiria Bahrein, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, três países com que Teerã possui tensões na região.

Irã afirma que impediu sequestro de voo doméstico

Ainda de acordo com as autoridades iranianas, o voo da companhia aérea Iran Air fez um pouso de emergência na cidade de Isfahan, no centro do Irã, e ninguém ficou ferido no incidente.

Segundo a mídia, os voos domésticos iranianos transportam a bordo oficiais da IRGC para impedir qualquer tentativa de ataque ou sequestro. A IRGC assumiu a segurança da aviação na década de 1980, após uma série de incidentes envolvendo grupos da oposição iraniana que apreenderam aeronaves nos distúrbios que se seguiram à Revolução Islâmica de 1979 no país.

Comentar