Primeiros passos: robô da NASA faz 1º passeio em Marte (FOTOS)

O robô Perseverance, da NASA, completou nesta sexta-feira (5) seu primeiro teste de deslocamento em Marte, movendo-se cerca de cinco metros de seu local inicial de pouso.
Sputnik

O perfil da NASA no Twitter compartilhou a conquista com os seguidores.

Notícias de Marte: a equipe do @NASAPersevere testou seu braço robótico, verificou os instrumentos científicos e levou o robô para sua primeira viagem. Cientistas da missão chamaram seu local de aterrissagem de "Octavia E. Butler Landing", em homenagem à falecida autora de ficção científica.

A viagem durou aproximadamente 33 minutos, com o Perseverance avançando quase quatro metros de seu local de pouso há duas semanas, virando 150 graus e recuando 2,4 metros para um novo local temporário, de acordo com o comunicado.

"Esta foi nossa primeira oportunidade de 'balançar os pneus' e dar uma volta com o Perseverance. Todas as seis rodas do robô responderam de forma excelente. Agora estamos confiantes de que nosso sistema de transmissão está pronto para funcionar, capaz de nos levar onde nos leve a ciência durante os próximos dois anos", disse o engenheiro de mobilidade do robô, Anais Zarifian, em um comunicado à imprensa da NASA.

Antes e durante o passeio, o Perseverance continuou a transmitir fotos de suas 24 câmeras. O robô já enviou sete mil imagens desde sua chegada ao Planeta Vermelho.

Uma das fotos divulgadas é a das pegadas do robô após o início de sua caminhada quando executou a curva, que foi compartilhada no perfil oficial do Perseverance no Twitter.

Estou em movimento! Acabei de fazer meu primeiro test drive em Marte, cobrindo cerca de 16 pés (cinco metros). Você está olhando para o início das trilhas das minhas rodas. Muitas mais para fazer.

A principal missão do Perseverance, que pousou em Marte em 18 de fevereiro, é buscar evidências de antigos micróbios que podem ter vivido em Marte. O robô coletará rochas para serem devolvidas à Terra em uma possível missão tripulada e explorará a geologia e o clima do Planeta Vermelho, para ajudar a pavimentar o caminho para as missões humanas no futuro.

Comentar