COVID-19: Paraguai tem risco de colapso e pede para população evitar aglomerações

O governo do Paraguai decretou nesta terça-feira (9) alerta vermelho sanitário em função do aumento de casos do coronavírus no país, que deixou o sistema de saúde em risco de colapso. 
Sputnik

O Ministério da Saúde e do Bem-Estar Social afirmou que o Paraguai registra recorde de contaminações e pediu para a população evitar situações de risco.

"O Paraguai se encontra nesse momento em nível de 'alerta vermelho sanitário' devido ao aumento sustentado e recorde de contágio pela COVID-19 registrado nos últimos dias, por isso o que se pede encarecidamente à população é tomar consciência e evitar situações que podem colocar em risco a saúde individual e coletiva", afirmou a pasta por meio de um comunicado. 

Segundo dados divulgados na segunda-feira (8), até o momento o país contabiliza um total de 169.860 infectados pelo coronavírus e 3.343 mortes.

Uma das preocupações da Direção Geral de Vigilância em Saúde são as aglomerações e o desrespeito às medidas sanitárias

'Como aconteceu em outros países'

O ministério disse ainda que esse comportamento pode "levar o sistema de saúde a um colapso, expondo muitos pacientes de COVID-19 à morte, sem poderem ser atendidos nos serviços de saúde, como aconteceu em outros países da região". 

O governo reforça a necessidade do uso de máscara, distanciamento, ventilação dos ambientes, redução de atividades não essenciais e importância de se lavar as mãos. 

"Em caso de não cumprimento das medidas, projeta-se que nas próximas semanas isso poderá resultar em uma iminente sobrecarga dos hospitais por causa do contágio massivo e do falecimento de mais compatriotas", acrescentou o ministério.

Comentar