A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pela ministra de Justiça e Segurança Pública da Noruega, Monica Maeland. De acordo com a Autoridade de Segurança Nacional do país escandinavo, a holding britânica já foi informada sobre a intenção de Oslo de impedir a aquisição da subsidiária norueguesa do grupo Rolls-Royce para a TMH - o maior fabricante russo de locomotivas e equipamentos ferroviários.
"O governo [norueguês] investigou exaustivamente este assunto nos últimos meses e não podemos excluir a opção de que a venda da Bergen Engines ao grupo TMH possa implicar um risco de segurança nacional. Portanto, é necessário interromper este processo para produzir fatos suficientes para considerar plenamente esta transferência", disse Maeland em um comunicado de imprensa do ministério.
A ministra observou que, embora os investimentos estrangeiros sejam, em geral, saudáveis para a economia norueguesa, eles também podem representar uma ameaça aos interesses de segurança nacional.
No início de fevereiro, a Rolls-Royce assinou uma carta de intenção para a aquisição da Bergen Engines pela TMH por aproximadamente 150 milhões de euros (pouco mais de R$ 1 bilhão).
Desde o seu estabelecimento em 1946, a fabricante de motores a diesel e gás com sede na cidade de Bergen já entregou mais de 7.000 motores a clientes globais, 5.000 dos quais estão em operação.