Maduro fez o pronunciamento durante sua participação, através de videoconferência, na conclusão dos exercícios militares em homenagem ao ex-presidente Hugo Chávez, publicado nas redes sociais.
"Cada chefe da zona de defesa integral deve saber que a principal ameaça contra a estabilidade, paz, tranquilidade e felicidade do povo da Venezuela vem da Colômbia, da oligarquia colombiana, do Estado para-narco-militar da Colômbia, repressivo, o Estado que comete massacres, que desapareceu com milhares e milhares", disse o presidente.
A Venezuela, sublinhou Maduro, necessita de um corpo militar forte para fazer face a qualquer agressão externa, e classificou a operação como positiva.
"Precisamos de uma potência militar, que valha a redundância, muito poderosa, ninguém respeita os fracos e covardes; as Forças Armadas venezuelanas ganharam um papel na história do país, estamos cada vez melhores para ter a defesa imediata do território venezuelano onde quer que seja", disse ele.
Os exercícios militares foram realizados em todo o país entre os dias 5 e 9 de março, e Maduro garantiu que atividades semelhantes serão realizadas no futuro, sem aviso prévio.