A empresa Northrop Grumman, um dos maiores empreiteiros de defesa dos EUA, começou a construção do primeiro protótipo de seu canhão automático de 20 mm, chamado Sky Viper, informou o consórcio durante coletiva de imprensa em 10 de março, segundo o portal Defense News.
Supõem-se que a arma possa ser instalada nos futuros girodinos de alta velocidade que estão sendo desenvolvidos dentro do programa Future Vertical Lift. Os girodinos são helicópteros equipados com um sistema de propulsão principal independente do rotor.
O concorrente do Sky Viper é o XM915 da General Dynamics Ordnance and Tactical Systems, que também é de calibre de 20 mm e é rotativo.
Embora a Northrop Grumman ainda não tenha apresentado informação detalhada sobre o Sky Viper, seu porta-voz, Quinn Canole, explicou que se trata de um canhão derivado do M230 de 30 mm, uma arma que equipa os helicópteros Apache AH-64.
Atualmente, o programa Future Vertical Lift desenvolve dois projetos: Futura Aeronave de Ataque de Longo Alcance (FLRAA, na sigla em inglês) e Futura Aeronave de Reconhecimento e Ataque (FARA, na sigla em inglês).
Northrop revela novo canhão Sky Viper enquanto Exército dos EUA considera armas para futuros helicópteros.
O FARA, juntamente com o FLRAA, é esperado ser lançado em 2030 como parte da arquitetura do Future Vertical Lift, que inclui efeitos de lançamento do ar e outras capacidades.
O Exército dos Estados Unidos planeja equipar os veículos aéreos FARA com um canhão de 20 mm, independentemente da aeronave escolhida em última instância para a missão.