A referida ilha, que faz parte do Iêmen, se situa no meio do estratégico estreito de Bab el-Mandeb que separa a península Arábica do Djibuti, no continente africano, e que liga o mar Vermelho ao golfo de Áden.
Além de sua localização dentro desta junção marítima vital, a área representa também uma rota importante para embarcações comerciais e navios de guerra.
Perim está situada a menos de oito quilômetros da costa do Iêmen, fazendo com que seja uma área valiosa para potenciais operações militares no país, provavelmente contra rebeldes houthis.
As recentes imagens de satélite da empresa norte-americana Planet Labs mostram que a construção da pista começou em meados de fevereiro de 2021, entre os dias 18 e 22, escreve edição War Zone.
O contorno completo da pista na extremidade ocidental da ilha foi visto em 3 de março.
As imagens mostram também que foram construídas duas novas estruturas semelhantes a hangares ao sul da pista depois de 24 de fevereiro.
No entanto, permanece incerto quem está realizando estes trabalhos e qual é seu propósito final. Porém, segundo a edição, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Arábia Saudita são as duas possibilidades.
Quem quer que esteja conduzindo esta construção estaria ansioso por estabelecer um posto avançado extremamente estratégico nesta passagem marítima importante.