Um navio de contêineres iraniano foi danificado em um ataque "terrorista" no mar Mediterrâneo na quarta-feira (10), afirmou um porta-voz da companhia de navegação estatal IRISL ao portal Noor News.
O navio foi ligeiramente danificado por um objeto explosivo, mas ninguém a bordo ficou ferido, disse Ali Ghiasian. "Tais atos terroristas equivalem à pirataria naval e são contrários ao direito internacional sobre segurança marítima comercial, e ações legais serão tomadas para identificar os perpetradores por meio de instituições internacionais relevantes", acrescentou o porta-voz, citado pela agência Reuters.
A embarcação tinha como destino a Europa quando ocorreu o ataque e partirá para seu destino após os reparos, acrescentou.
O incidente ocorre duas semanas depois que um navio mercante, propriedade de um empresário israelense, mas com bandeira das Bahamas, sofreu uma explosão enquanto atravessava o golfo de Omã. A companhia identificou o navio como sendo o MV Helios Ray e os 28 tripulantes a bordo não sofreram danos pessoais.
Israel ataca navios iranianos, diz mídia
Na quinta-feira (11), o jornal The Wall Street Journal afirmou que desde o final de 2019, Israel alvejou pelo menos uma dúzia de navios de carga que estavam se dirigindo para a Síria; a maioria das embarcações carregava petróleo iraniano.
De acordo com a mídia, os ataques foram realizados devido a preocupações de Tel Aviv de que os lucros do petróleo estejam supostamente financiando o extremismo no Oriente Médio.