Um B-1B da Força Aérea dos EUA pousou na sexta-feira (12) na Polônia. Foi a primeira vez que esse bombardeiro aterrissou no país europeu, relatou no sábado (13) o portal Defense Blog.
O voo incluiu também o primeiro reabastecimento "hot pitting" de um avião bombardeiro na Europa, indica a mídia. O chamado "hot pitting" é o reabastecimento da aeronave enquanto os motores estão ligados e a tripulação permanece no cockpit, o que reduz drasticamente os tempos de reabastecimento e permite aos bombardeiros retornarem mais rapidamente aos céus.
A ação também foi realizada com um reabastecedor aéreo KC-135 da Força Aérea Real do Reino Unido.
O B-1B foi acompanhado por caças F-16 da Polônia e da Dinamarca, e JAS-39 da Suécia.
"Provar o conceito de reabastecimento rápido hoje na Polônia, junto com alguns de nossos aliados mais próximos, fala por si. Nossos bombardeiros podem chegar após a missão a qualquer hora, em qualquer lugar", disse o general Jeff Harrigian, comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e África.
Segundo a mídia, as missões demonstram "o compromisso dos EUA com aliados e parceiros, com a estabilidade na região do Báltico e com a defesa coletiva da OTAN" e são "uma demonstração visível da capacidade dos EUA de dissuasão ampliada".