De acordo com o portal The Drive, a 432ª Asa da Força Aérea dos EUA revelou a implantação dos misteriosos drones furtivos em forma de asa delta, após a visita do general Mark Kelly à base de Creech.
A 432ª Asa da Base Aérea de Creech efetua o treinamento e outras operações com aviões militares nos EUA, inclusive com aeronaves altamente classificadas como o RQ-170.
"Desde a visita de Kelly em outubro, a 432ª Asa começou a pilotar o MQ-9 Reaper, além disso, implantou e redistribuiu as forças do RQ-170 Sentinel e revelou sobre o desenvolvimento da sede e operações do futuro 25º Grupo de Ataque na Base Aérea de Shaw, Carolina do Sul", informou a 432ª Asa.
Os drones estão "cumprindo as necessidades dos comandantes, em ambientes disputados e não disputados", afirmou o coronel da Força Aérea Stephen Jones.
"A ampla gama de missões que o MQ-9 e o RQ-170 devem realizar segue sendo a nossa marca registrada, não fugimos das tarefas difíceis, continuamos prontos para enfrentá-las em todos os ambientes", ressaltou.
Contudo, não revelou a localização onde os RQ-170 foram implantados.
Misterioso drone
Até o momento pouco se sabe sobre o drone RQ-170 da Lockheed Martin, um dos ativos mais secretos da Força Aérea dos EUA.
O RQ-170 Sentinel conta com um radar ativo de varredura eletrônica e um motor turbofan TF34 da General Eletric. Além disso, ele pode ser controlado manualmente ou remotamente.
Cerca de 30 drones Sentinel estão em serviço atualmente, sendo que apenas dois deles foram avistados.
Há informações de que a Força Aérea dos EUA teria implantado estes drones furtivos em quatro países: Afeganistão, Paquistão, Irã e Coreia do Sul.
Segundo o portal The Drive, o RQ-170 tem uma envergadura estimada de 11,6 metros e foi visto com diferentes pinturas e tonalidades.