As fundações, encontradas na zona de Palace Gardens, na cidade de Wiveliscombe, datam do século XIII e permitiram identificar a localização exata do palácio.
"O portal ainda está lá, contudo não sabíamos onde as construções estariam em relação ao portal", afirmou Bob Croft, arqueólogo da região.
Acredita-se que o palácio tenha sido usado pelos bispos de Bath e Wells quando estavam de passagem pela região, segundo a BBC.
Há diversas referências documentais relacionadas aos bispos de Bath e Wells, que teriam realizado grandes obras em Wiveliscombe, juntamente com o bispo Drokensford (1309-1329) e Ralph de Shrewsbury (1329-1363).
Os restos de um palácio episcopal medieval foram descobertos em Wiveliscombe. Sua existência já era conhecida, mas sua localização precisa era desconhecida até os trabalhadores o encontrarem.
Embora os arqueólogos tivessem uma ideia da existência do palácio, eles não sabiam a sua localização exata.
"Por diversas vezes, a localização foi considerada mais a leste, onde sabíamos que havia um grande celeiro e um grande espaço aberto, contudo esta é a primeira vez que descobrimos fundações de pedra [...] É uma descoberta significativa", comentou Bob Croft.
Além disso, acredita-se que pedras utilizadas na construção do palácio tivessem sido reutilizadas pelos moradores da região em outras construções, ressaltou o arqueólogo.