O achado se deu na mesma zona onde se encontra o poço terrestre de Dzimpona, perto da refinaria de Dos Bocas. Mais detalhes do novo campo deverão ser conhecidos na quinta-feira (18), quando o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, se dirigir ao local.
"Descobrimos um campo de petróleo em Tabasco muito grande, grande, grande", declarou o presidente mexicano no dia 12 de março.
De acordo com uma resolução da Comissão Nacional de Hidrocarbonetos (CNH), a autorização outorgada para a realização de uma perfuração no poço de Dzimpona, com validade expirada em novembro de 2019, estima a possibilidade de geração de cerca de 600 milhões de barris de petróleo cru. Porém, as futuras informações poderão exceder as expectativas iniciais.
A descoberta deste novo campo de petróleo poderia ser um mais trunfo para a Pemex, uma vez que se encontra em crise financeira, maioritariamente fruto das administrações dos ex-presidentes mexicanos Felipe Calderón e Enrique Peña, por sua vez ligados a vários escândalos de corrupção.