O Departamento de Saúde Pública da Inglaterra (Public Health England, em inglês) disse que os dois novos casos da variante P1, descoberta pela primeira vez no estado do Amazonas, estão relacionados a viagens internacionais para o Brasil, segundo informou a Reuters.
O PHE acrescentou que outra variante, identificada pela primeira vez nas Filipinas, também estava sendo investigada, depois que dois casos foram reportados na Inglaterra. Um dos casos estava relacionado a viagens internacionais e o outro ainda está sob investigação.
Casos de novas variantes se espalham por vários países. A cepa sul-africana do coronavírus, por exemplo, foi detectada na Rússia, apesar de lá nenhum caso da variante brasileira ter sido confirmada até agora. A informação foi divulgada pelo Serviço Federal de Defesa dos Direitos dos Consumidores e Bem-Estar Humano, Rospotrebnadzor, nesta terça-feira (16).
A variante brasileira teria surgido em Manaus. Especialistas têm apontado que a cepa descoberta no Brasil pode ser considerada mais contagiosa do que a versão original.