NASA testa com sucesso motores de foguete que vão levar o homem à Lua novamente (VÍDEO)

A NASA disse nesta quinta-feira (18) que testou com sucesso em uma simulação de oito minutos os quatro motores do veículo de lançamento espacial para o programa Artemis, que quer levar uma missão tripulada à Lua em 2024.
Sputnik
"Eles claramente obtiveram toda a potência que buscavam e os aplausos falam por si. Tudo está indo muito bem, eles passaram no teste", disse a engenheira da NASA Kathryn Hambleton durante um podcast ao vivo em que falou sobre os motores que vão alimentar o veículo de lançamento espacial.

Segundo a agência espacial, os motores, que foram construídos pela Boeing, mostraram quase oito vezes mais potência do que no primeiro teste, conduzido em 16 de fevereiro. Este segundo teste foi realizado no Centro Espacial Stennis, perto da cidade de Bay St. Louis, no estado do Mississippi.

Em preparação para o teste, os engenheiros da NASA acionaram todos os sistemas, carregaram 3.179.745 litros de hidrogênio nos tanques e ligaram todos os quatro motores para simular a decolagem, informou a NASA.

A agência informou também que a missão Artemis testará, nos próximos meses, o foguete e a espaçonave Orion como um sistema integrado antes dos voos tripulados para a Lua.

O programa Artemis prevê que os Estados Unidos retornem à Lua em missão tripulada até 2024. Um dos objetivos do programa é levar a primeira mulher até o satélite natural da Terra. A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou uma carta de intenção para colaborar com a missão.

Comentar