Comunidades rurais no estado australiano de New South Wales sofrem a pior infestação de roedores em décadas, com milhares de ratos invadindo casas e fazendas. O problema surgiu em meio a altas taxas de colheita de cereais, conforme relatou a Reuters.
Os moradores tem postado vídeos e imagens nas redes sociais que revelam a dimensão da crise provocada pela infestação de ratos, que destroem as lavouras e o feno armazenado. A praga é exacerbada pelo cheiro, espalhado tanto por roedores vivos quanto por suas carcaças em decomposição.
No que alguns moradores estão chamando de a pior praga desse tipo em décadas, ratos têm invadido partes de New South Wales, na Austrália.
"Às vezes não queremos entrar de manhã [na loja]. Fede, morrem e é impossível encontrar todos os cadáveres [...] Algumas noites capturamos mais de 400 ou 500 [espécimes]", relatou Naav Singh, lojista da cidade de Dubbo, ao The Guardian.
Enquanto isso, algumas pessoas precisaram ser atendidas em hospitais após serem mordidas por ratos.
Kaza, de Dubbo, diz que tem 14 armadilhas (para ratos) em casa, mas isso ainda não é suficiente para conter a infestação de camundongos. Ela foi comprar mais, mas na loja está esgotada.
Maneiras de combater a infestação
Agricultores australianos estão pedindo às autoridades estaduais que adotem medidas emergenciais para lidar com a praga, já que os programas de isca em massa tiveram pouco sucesso. Assim, James Jackson, presidente da New South Wales Farmers, associação de fazendeiros locais, defende que se permita o uso de um rodenticida mortal conhecido como fosforeto de zinco.
Vamos falar da praga do rato! Chegou ao meu conhecimento que pode haver muitas pessoas por aí - não de comunidades rurais ou regionais - que não têm ideia do que está acontecendo atualmente. Tudo bem - se a mídia não compartilhou até agora - então, a menos que você tenha um parente passando por isso - então como você poderia saber? É para isso que servem páginas como a minha, para que você conheça algumas das realidades não tão bonitas! Então - os ratos têm infestado casas, piquetes e galpões
Além disso, os fazendeiros buscam apoio financeiro para superar as consequências onerosas da infestação. Adam Marshall, o ministro da Agricultura do estado, disse que os métodos mais eficazes de conter a praga ainda não são conhecidos.
"Tenho me encontrado frequentemente com fazendeiros em New South Wales para discutir isso, e em nossa última reunião não houve uma sugestão clara sobre como podemos resolver o problema."